ATENÇÃO! Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Mensagem de agradecimento

 

MONSENHOR LUCAS HENRIQUE LORSCHEIDER 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO 

Amados irmãos e irmãs da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, povo santo e clero querido desta Igreja tão fecunda,

Com o coração transbordante de gratidão e emoção, venho dirigir-lhes estas palavras após a minha nomeação episcopal para a Arquidiocese de Aparecida. Desde o anúncio feito pelo Santo Padre, trago no íntimo da alma uma mistura de alegria e de saudade, pois parto de uma terra que me acolheu como verdadeiro filho e onde pude crescer, amadurecer e servir ao Senhor em sua Igreja.

Recordo-me, com carinho profundo, do dia em que cheguei a Salvador ainda como seminarista. Logo encontrei a hospitalidade e o afeto desta Arquidiocese que me abriu as portas, permitindo-me lançar as primeiras raízes do meu ministério. Foi aqui que recebi a ordenação diaconal e, posteriormente, a ordenação sacerdotal das mãos de Dom Erick Breno Cardeal Bergoglio, a quem agradeço pela confiança, pelo zelo de pastor e pela paternidade espiritual. Foi ele quem me acolheu no Seminário e acompanhou com generosidade os passos iniciais do meu chamado, da minha vida e ministério. Tendo sido ele o escolhido para pregar na minha primeira celebração e ainda ecoa em meus ouvidos suas palavras e orientações.

Agradeço também a amizade sincera, a escuta amiga, a confidencialidade e a convivência fraterna de Dom João Paulo Cardeal Soares, Dom João Carlos Cardeal Vitalli e de Dom Carlos Eduardo Cordeiro, com quem pude trabalhar diretamente e aprender tanto. O testemunho pastoral e a proximidade de ambos foram para mim luzes no caminho, fontes de inspiração e ânimo para perseverar sempre com humildade e dedicação. São homens que levo no coração não como irmãos de episcopado, mas como exemplos de pais na fé, guerreiros na batalha e solidários na missão. Tudo o que pude fazer e ajudar no ministério de vocês foi e é muito gratificante para mim. Tenham certeza de que vocês mais me ensinaram do que eu os ensinei.

Tenho igualmente uma estima muito grande por meus irmãos presbíteros desta Arquidiocese. Foi muito tempo de convivência, partilha de alegrias e desafios, apoio mútuo e colaboração no anúncio do Evangelho. A cada um, deixo meu sincero reconhecimento e meu respeito fraterno.

Não posso deixar de mencionar Dom Victor Kernicki Scognamiglio, que chegou ao nosso convívio para nos impulsionar com seu carisma, ordem e generosidade, bem como me incentivou a trilhar também a senda espiritual junto à obra dos Arautos do Evangelho. Seu apoio e encorajamento foram preciosos para minha caminhada, fortalecendo-me na fidelidade a Cristo e na obediência à Igreja. Posso sem sombra de dúvidas dizer que tive um grande irmão de presbiterado e agora no episcopado.

Olhando a minha trajetória até aqui, recordo com gratidão as etapas do meu ministério nesta Arquidiocese: a ordenação diaconal e presbiteral, o serviço como secretário, a honra de ser nomeado cônego logo na minha primeira celebração, o trabalho como membro do Colégio dos Consultores e, por fim, a confiança recebida no ofício de Chanceler. Cada função exercida foi para mim uma escola de serviço, proximidade e amor à Igreja.

A todos, clero e leigos desta Arquidiocese, manifesto minha eterna gratidão pela acolhida, pelo carinho, pelas orações e pela amizade ao longo desses anos. Peço a Deus que esta Igreja continue a dar muitos frutos de santidade e missão, permanecendo como sinal luminoso da presença do Senhor na Bahia e no Brasil.

E, com igual emoção, partilho a minha felicidade por ter sido chamado a servir como bispo auxiliar na Arquidiocese de Aparecida, junto ao maior Santuário Mariano do Brasil. Vou como filho que acorre aos braços da Mãe, e chego como peregrino que deseja oferecer suas forças e dons para colaborar com a missão daquele lugar tão querido, onde milhões de fiéis encontram consolo, esperança e renovação da fé.

Confio minha nova missão ao Coração de Nossa Senhora Aparecida e ao Sagrado Coração de Jesus. Que Ela me guie, me proteja e me ensine a ser um pastor segundo o Coração do Filho amado.

De coração agradecido, elevo uma prece por cada um de vocês. Continuem a rezar por mim, como eu rezarei sempre por esta Igreja que me formou e me enviou.

Com amizade sincera e bênção fraterna,

MONS. LUCAS HENRIQUE LORSCHEIDER
Eleito bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem